Balanço 2023: conquistas históricas e Bolsa Atleta são destaques do esporte em PG

0 Comments

Cidade garantiu presença entre as principais potencias nos jogos Regionais e Abertos

O esporte de Praia Grande conquistou resultados históricos em 2023. Os atletas do Time PG brilharam nas disputas dos jogos Regionais e Abertos do Interior. Vitórias e pódios inesquecíveis comprovaram o crescimento e a evolução da Cidade. Outro destaque foi a criação do programa Bolsa Atleta, que disponibiliza auxílio financeiro para esportivas que representam o Município nas competições.

“O ano de 2023 foi muito positivo. Todas as conquistas e recordes que o Time Praia Grande obteve só são possíveis porque o esporte é levado a sério na Cidade. Além dessa questão de competição, o Município segue ampliando o acesso de pessoas de todas as idades as práticas esportivas, o que gera mais qualidade de vida para a população”, destacou o secretário de Esportes e Lazer praia-grandense, Rodrigo Santana, o Rodrigão, campeão olímpico com a seleção brasileira de vôlei.

O desenvolvimento do esporte em Praia Grande começou com os investimentos em 2004 para construir dois modernos ginásios, o Rodrigão e o Magic Paula. Os locais sediaram os Jogos Regionais de 2005. Dois anos depois, em 2007, a Cidade foi a casa dos Jogos Abertos do Interior com cerca de 10 mil pessoas envolvidas. Naquele ano foram inauguradas a Pista Municipal de Atletismo, a piscina semiolímpica, coberta e aquecida, e ainda novos ginásios, como, por exemplo, o Falcão, que comporta público de 3 mil pessoas. Ao longo dos anos essa estrutura foi ampliada, fato fundamental para a evolução esportiva local.

Regionais e Abertos – Pelo segundo ano consecutivo, o Time PG finalizou a competição na terceira posição na classificação geral. No total, foram 115 medalhas conquistadas nas disputas que ocorreram em São Bernardo do Campo, sendo 39 de ouros, 35 de pratas e 41 bronzes.

Nos Jogos Abertos do Interior os atletas de Praia Grande arrebentaram mais uma vez. Em São José do Rio Preto, a Cidade somou 52 pódios, com 20 ouros, 15 pratas e 17 bronzes. A Cidade estava sempre entre as primeiras colocadas desde o início e finalizou a competição com a sexta posição no geral.

“Os ótimos resultados não vieram apenas nos Regionais e Abertos. Nossos atletas também obtiveram grandes conquistas em competições regionais, estaduais, nacionais e até internacionais. Esperamos em 2024 subir mais alguns degraus”, disse o secretário.

Talentos Mundiais – Atletas de Praia Grande subiram ao pódio em eventos de destaque internacional. No Parapan do Chile, com o mesatenista Jean Mashki (ouro e bronze), nos Jogos Mundiais Universitários foi a vez do judoca Agatha Martins (bronze), e no Pan-Americano com o carateca, Allan Jozala (prata), que também disputou o Mundial Sênior da modalidade.

“Todas as modalidades evoluíram. A ginástica artística foi bem em Anápolis (GO), atletas indo para o Brasileiro, o Allan indo para o Mundial, a Agatha medalhando na Universíade, na China, atleta do judô indo para Sul-Americano. Muita conquista fora participando dos principais campeonatos pelo mundo. Esse é nosso objetivo, fazer com que tenham esta vivência e experiência. Destaco também que a nossa seleção de futebol masculino sub-15 ganhou a Copa São Paulo”, declarou Rodrigão.

Melhor Idade – Em 2023, Praia Grande chegou ao0 bicampeonato da fase regional dos Jogos da Melhor Idade (JOMI). Na fase final, realizada em São José do Rio Preto, O Time PG ficou na inédita 4ª colocação na classificação geral.

PARESP – Nas disputas da 1ª edição dos Jogos Paraolímpicos do Estado de São Paulo (PARESP), Praia Grande foi a campeã da primeira região do Estado e 3º colocada geral. Os resultados mostram a seriedade do trabalho desenvolvido no Município com os atletas PCDs oportunizando mais qualidade de vida para essas pessoas.

Bolsa Atleta – Uma das ferramentas de apoio ao esporte da Cidade surgiu na metade de 2022. O Bolsa Atleta é uma realidade em Praia Grande. A lei nº 2086, assinada prefeita Raquel Chini, disponibiliza através da Prefeitura auxílio financeiro para atletas que alcancem os requisitos descritos na legislação municipal relacionada ao tema.

Estrutura – Entre as obras realizadas estão a revitalização dos pisos dos ginásios Mirins III e Aloha. As ações ocorreram através de parceria com o Governo do Estado. “Outro detalhe importante é que o campo do Folha Verde no Melvi está em obras e deve ganhar grama sintética. Os campos do Unidos e do Vila São Jorge também estão dentro dessa programação e deverão receber o mesmo material. Já na área social a Cidade está dando uma atenção especial para as entidades que realizam um trabalho sério ligado ao esporte. E está prevista também a entrega de área de lazer no Caieiras, com campo de grama natural”, afirmou o subsecretário de Esportes e Lazer, Claudio Luiz Monteiro de Morais, o Camarão.

E em 2024 tem mais! Será retomada a disputa do Interbairros. Restam poucos detalhes para serem definidos. Os duelos serão no futsal com as categorias de base. A medida leva em conta o sucesso da V Copa Praia Grande de Futebol Amador, evento que retornou em 2023. “Realizamos o campeonato de beach soccer na Arena Esportiva da Guilhermina que envolveu apenas as entidades que realizam trabalhos sociais”, explicou Camarão.

SuperEscola e SuperEsporte – Em 2023, a Seel, através do Departamento Socioeducativo, realizou diversas ações voltadas para atender o munícipe praia-grandense. As atividades beneficiaram idosos, adultos, pessoas com deficiência, adolescentes e crianças.

O Programa SuperEscola Esportivo atendeu cerca de 4 mil crianças e adolescentes em 18 modalidades. Técnicos especialistas e graduados em Educação Física ensinaram os fundamentos básicos de cada esporte nas aulas.
Visando o melhor aprendizado do aluno, seu aprimoramento técnico acrescido de valores de cidadania, o programa ofereceu ações que vão além das aulas. Foram realizadas as seguintes ações complementares: amistosos, intercâmbios, Projeto Estrelas do Esporte, Festivais e participações em torneios externos de iniciantes, além dos exames de faixa nas artes marciais.
O SuperEsporte também agitou os bairros da Cidade. O programa ofereceu as seguintes modalidades esportivas: basquete, voleibol, karatê, canoagem, vela, tênis de mesa e vôlei de praia.

Hidroginástica – Foram atendidos cerca de 500 alunos em aulas oferecidas nos períodos matutino, vespertino e noturno. Todas as atividades contaram com a organização e prática de professores graduados em Educação Física. Os elogios dos praticantes comprovam o sucesso da programação voltada a hidroginástica.

Parcerias – Alguns projetos tiveram início nesta temporada. É o caso da parceria com o campeão olímpico de vôlei, Serginho Escadinha. “As parcerias do SuperEscola com o SESI, com o Instituto Serginho são destaques. Tem algumas invenções que eu quero trazer que estão na manga. Estamos conversando e negociando. Acredito que teremos novidades para 2024”, projetou Rodrigão.

Categories:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts

Praia Grande vai até Araçatuba em busca da terceira vitória do Paulista de Futsal
Categoria Principal ainda não sofreu gol na competição Por: Da Redação | 16/05/2024        A equipe do
Praia Grande terá delegação recorde na fase final dos Jogos Abertos da Juventude
Cidade viajará com 189 atletas e comissão técnica 13/05/2024 O esporte de Praia Grande vem
Futsal feminino de PG goleia Juquiá e garante vaga na fase final dos Jogos da Juventude
Delegação da cidade cada vez mais numerosa 09/05/2024       O futsal feminino de Praia Grande goleou